Sobre o programa

 O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação é o primeiro curso de pós-graduação em engenharia no interior do estado do Ceará. Fundado em 2013, inicia a primeira turma em agosto com a entrada de 10 alunos. Visando a formação de profissionais de excelência nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação. Desenvolvendo a pesquisa científica no interior do estado e contribuindo com um nível a mais na formação dos profissionais de Engenharia na Região.

 O curso iniciou-se devido à produtividade de seu corpo docente que atende as exigências da CAPES. Em particular, destacam-se os projetos de pesquisa científica de professores dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica do Campus da UFC em Sobral. A equipe de pesquisadores destas engenharias possui formação específica e larga experiência na condução de projetos acadêmicos e de pesquisa. Demonstrando isso pelas inúmeras publicações em revistas e em congressos nacionais e internacionais.

O principal objetivo do curso do programa é desenvolver e aprofundar a formação de engenheiros e profissionais da área de tecnologia e ciências exatas, direcionando-os a atividades técnicas de pesquisa e de docência, para atuação nos mercados regional e nacional, com competência na grande área de Engenharia Elétrica e de Computação. Os profissionais formados deverão ser aptos a desenvolver e implantar soluções nas áreas de aplicação dessas engenharias, bem como capaz, por força de sua formação teórica, de se manter continuamente atualizado diante do progresso incessante característico dessa área de atuação. Por outro lado, visa-se formar um profissional criador e inovador, capaz de participar de equipes para a pesquisa e desenvolvimento de projetos de inovação, fazendo uso consistente das ciências básicas, tais como Física, Matemática e Computação.

O programa contém duas grandes áreas de pesquisa:

  • Sistemas de Informação

A área de concentração “Sistemas de Informação” poderá abordar qualquer tema de pesquisa relacionado à coleta, ao processamento, à análise, à organização e à transmissão de dados que representam alguma informação de um fenômeno físico. Os temas de estudos desta vertente, cujo enfoque é bastante abrangente, serão as técnicas inovadoras que podem ser consideradas pontos-chave no projeto e no desempenho de sistemas de informação. Além dos conhecimentos específicos de cada linha de pesquisa, esta área de concentração exigirá do aluno um bom domínio em ciências de base tais como matemática, física, linguagens de programação e de probabilidade.

  •  Sistemas de Energia Elétrica: Descrição  

Esta área de concentração está envolvida com a pesquisa, projeto, instalação e operação de equipamentos e sistemas de potência, objetivando o processamento e o controle da energia elétrica. Os profissionais desta área possuem habilidades de largo espectro, tais como a capacidade de avaliar as possibilidade e eficiência do aproveitamento de fontes renováveis de energia que permitam complementar as fontes convencionais, permitindo reduções de impacto ambiental, bem como a melhor administração dos recursos não renováveis. A avaliação e desenvolvimento de novas técnicas de controle e processamento estático da energia elétrica, objetivando o aumento da qualidade e eficiência energética, passam por diversas etapas desde a modelagem, simulação, desenvolvimento e construção de novas  tecnologias.